Manual Solicitar Cadastro ou Alteração de Produto no Catálogo
Esse manual contém informações para solicitar cadastro de nova especificação ou alterar uma já existente no Catálogo de Produtos do SIM.
Os Códigos de Serviço são abordados em outra página, veja “Como solicitar o cadastro de um código de serviço?”.
Acessando a aplicação no SIM
Na guia Aplicações escolha 06.04.02.25 Solicitação de Cadastro de Itens.
Caso esteja sem acesso a esta aplicação no SIM. Envie um e-mail para o Suporte Técnico.

Primeiramente vá em Novo, em Tipo de Documento e finalmente clique na Lupa 🔍.
Na nova janela escolha o ano corrente. Clique em Procurar e escolha entre:
- Inclusão de Produto; ou
- Alteração de Produto.
Depois de clicar em Selecionar vá até o campo Nome da Unidade, clique na Lupa 🔍 e escolha a sua unidade.
Cadastro de Produto
- No campo Descrição do Produto informe uma descrição breve do produto.
- Não se esqueça da Unidade de Armazenamento a qual será usada pela Prefeitura para controlar o produto.
- Depois disso, salve! Não se esqueça de anotar o nº do documento.
Alteração de Produto
- Em Descrição do Produto clique na Lupa 🔍.
- Tendo o código do produto basta digita-lo no campo liberado e em OK;
- Clique em ☑️ Produto e digite o nome do produto de maneira objetiva, por exemplo, utilize “televisor” ao invés de “TV”. Agora clique em Procurar e escolha o código. Depois basta Selecionar para carregar a especificação do Catálogo.
- Depois disso, salve! Não se esqueça de anotar o nº do documento.
Utilize o símbolo “%” para ignorar palavras no meio da descrição, por exemplo, se deseja um Televisor de 42″, independente da tecnologia (LED, LCD, etc), pesquise por “televisor%42”.
Na maioria dos casos a Unidade de Armazenamento será peça, mas, segue alguns exemplos específicos:
- Remédios: Geralmente são cadastrados como comprimido, drágeas, ampolas, etc, porém, nas especificações é exigido: “Apresentação: Caixa com 100 comprimidos”;
- Cortinas e persianas: Apesar de feitas sob medida considerando a altura e largura das janelas, estas devem ser orçadas em m².
Inclua ou Altere o Descritivo do Produto
O descritivo do produto será inserido no campo de detalhamento que só é liberado depois de tramitar o documento, então, clique em Tramitar e depois OK.
Feche o aplicativo e vá na aba Caixa Postal, use o botão para Atualizar sua caixa e procure pelo documento criado.
Caso não consiga encontra o documento na Caixa Postal Envie um e-mail para o Suporte Técnico.

O campo Detalhamento estará liberado
Clique em Alterar para liberar o campo Detalhamento do Produto para que possa altera-lo de acordo com a Especificação. Salve as alterações.
Tramitando o Documento

Clique em Tramitar e no campo Fluxo haverá opções de envio da solicitação:
- Encaminha para SESP;
- Encaminha para análise técnica;
- Encaminha para arquivo;
O padrão é encaminhar direto à SESP.
Análise técnica de Especificação
Este fluxo manda seu descritivo para um de nossos Agentes Técnicos, funcionários com conhecimento específico em determinadas áreas. As opções são:
- Seção de Informática;
- Seção de Manutenção da Frota;
- Seção de Segurança do Trabalho;
- Seção de Suporte Técnico;
- Seção de Administração e Controle de Materiais Permanentes;
- Seção de Telecomunicações.
Anexando arquivos
Basta ir na aba Documento vinculado, clique em Anexar 📎, agora encontre os arquivos para envio como: orçamentos, ofícios, e-mails, enfim tudo o que for pertinente para a análise do descritivo e elaboração da Especificação.
Utilize o campo Despacho para informações complementares.
Terminado clique OK e aguarde nosso retorno.