Administração de Tecnologia da Informação



Sobre o Processo

A Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura administra os contratos de Datacenter, Outsourcing de Impressão, Telefonia Fixa e Móvel, entre outros. Além disso, ainda projeta e desenvolve softwares para internet ou móvel, painel de Inteligência de Negócios, manutenção do Portal da Prefeitura e outros serviços relacionados à TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação.
Dentro desta administração, engloba também apoio técnico para orientação na aquisição de bens de tecnologia, serviço de manutenção dos equipamentos e suporte técnico.

Adm de Redes e Equipamentos de Informática


Contato do setor

Como solicitar a manutenção de um equipamento?

Obtenha as seguintes informações sobre os equipamentos que precisam de manutenção:

  • Número do Patrimônio;
  • Nome da Unidade e Setor em que está;
  • Nome do Responsável pelo Setor;
  • Telefone para Contato; e
  • Breve descrição do problema identificado.

Então envie por e-mail.

Como solicitar acesso remoto ao meu computador?

Com a declaração do Estado de Calamidade e legislações relacionadas, é comum a solicitação de acesso remoto para servidores em teletrabalho (home office).

Primeiro passo ter os dados abaixo:

  • Nome completo do servidor;
  • Nome do usuário do computador; e
  • Número de patrimônio do computador a ser acessado.

Envie estas informações através do e-mail.

Após a confirmação da liberação de acesso pela equipe utilize os manuais abaixo:

Como solicitar a recuperação de uma senha?

Caso haja o esquecimento ou expiração de senha será necessário confirmar alguns dados cadastrais com um suporte técnico.
através do telefone do Setor Responsável.

Como solicitar a atualização dos dados de um servidor?

As atualizações mais comuns são quando há troca de setor ou secretaria, remoção ou inclusão em grupos de e-mail.

Solicite através do e-mail.

Como solicitar acesso à pastas ou alteração de perfil de internet?

Esta solicitação precisa ser feita pela chefia, ou com ela em cópia.

É preciso justificar a necessidade de alteração no perfil de internet ou informar o caminho completo da pasta a ser acessada.
A chefia imediata deve solicitar, ou estar copiada

Esta informação precisa ser encaminhada por e-mail.

Como aumentar a capacidade de armazenamento de uma pasta de rede?

O armazenamento em rede possuí custo aos cofres públicos logo é preciso perodicamente fazer a gestão e descarte de arquivos antigos ou duplicados, ou movê-los para armazenamento externo como HD externo ou pen-drive.

Como resolver problemas de rede ou WI-FI?

Nos casos que uma unidade esteja sem rede ou com problema de conexão no WI-FI, público ou corporativo, verifique se o rack de informática está com energia elétrica e se o problema é em todas as máquinas da unidade.

Entre em contato pelo telefone com o Setor Responsável.

Adm de Sistemas de Informação


Contato do setor

Suporte dos sistemas da Prefeitura

Para solicitar a criação de um usuário ou suporte nos sistemas desenvolvidos pela Prefeitura entre em contato através do e-mail.

Adm de Telefonia Fixa e Móvel


Contato do setor

Telefonia Fixa

Como solicitar senha para ligação interurbana?

Esta solicitação precisa ser feita pela chefia.

A chefia imediata deve encaminhar um ofíco, assinado e datado, com as seguintes informações

  • Nome do Servidor;
  • Matrícula;
  • Ramal;
  • Nome e contato da chefia

Não esquecer de utilizar o código 15 devido ao contrato da Prefeitura.

Telefonia Móvel

Como solicitar telefone móvel ou pacote de dados?

Esta solicitação precisa ser assinada pelo Secretário da Pasta.

Encaminhar um ofício contendo as seguintes informações:

  • Nome do Servidor;
  • Endereço Residencial;
  • Nº de celular para contato;
  • Telefone Comercial;
  • Lotação
  • Matrícula;
  • Cargo ou Função;
  • Nº de RG;
  • Nº de CPF;
  • Justificativa da solicitação.

O ofício assinado pelo Secretário deverá ser encaminhado por e-mail e protocolado no Setor Responsável.

Adm do Serviço de Impressão


Contato do setor

Como comunicar um problema em impressoras terceirizadas?

As impressoras da terceirizada possuem uma adesivo com o número de série e o contato do suporte técnico. Utilize estas informações para solicitar a verificação técnica com a empresa.

Documentação

Legislação

Decreto nª 25.731, de 4 de maio de 2020.

Institui o Sistema de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação – SIGESTI.

Link externo: http://leismunicipa.is/mylhk

Decreto nº. 22.836, de 31 de maio de 2017 .

Regulamenta o uso de telefonia móvel no Poder Executivo Municipal e dá outras providências.

Link externo: http://leismunicipa.is/afrvg

Decreto nº 22.195, de 29 de fevereiro de 2016

Dispõe sobre diretrizes de uso dos equipamentos de informática, sistemas intranet e correio eletrônico da Administração Pública de Sorocaba

Link externo: http://leismunicipa.is/ikrul

Deceto nº 22.194, de 29 de fevereiro de 2016

Institui a política de segurança da informação no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município de Sorocaba

Link externo: http://leismunicipa.is/iurkl


Comunique um erro nesta página