Lian Gong


O Lian Gong vem sendo realizado em um contexto organizacional, como uma prática de saúde, autoconhecimento, qualidade de vida. Integrou muitas propostas  e no Paço Municipal vem sendo realizado semanalmente, às terças-feiras, no horário das 9h, no piso térreo, a todos os servidores que se interessem e tenham a possibilidade de participar. O Lian Gong quer dizer construir um corpo saudável e isso exige de todos,  um compromisso que tem que se ajustar à nossa rotina,  fazendo parte, integrando tudo o que queremos de bom para nossa vida, como  saúde e energia, sem dispensar todos os cuidados com a saúde e demais encaminhamentos, sempre que necessários. Ele não elimina, não substitui os cuidados médicos, nutricionais; complementa e alimenta esta prática intensa de atenção com nosso organismo, que é um TODO.

O Lian Gong tem três séries e a que está sendo realizada semanalmente, trabalha a parte de músculos e tendões, com respiração, movimentos, alongamentos fáceis de realizar e prazerosos. É uma das muitas formas de nos movimentarmos em nosso dia a dia, abastecendo-nos com formas de expressão, liberdade e ao mesmo tempo, dedicação, disciplina, regularidade.

Foi proposto inicialmente na China por Dr. Zhuang que é um médico ortopedista/traumatologista que tratava seus pacientes com massagem Tui-Ná e que pesquisando, propôs uma seqüência de movimentos, com uma música composta pela Orquestra de Shangai, com fundamentos da Musicoterapia, promovendo também relaxamento e bem-estar, além da prevenção e tratamento de doenças.

O Lian Gong fez parte de agendas do Funcionariando, Seminário Internacional de Educação, Dia Mundial da Saúde, Dia do Pulmão, Semana de Medicina Tradicional Chinesa, Pré-aposentadoria, Atividoso, dentre outros, em cronogramas que envolvam a solicitação formal ou a sensibilização para a inserção da atividade de uma prática que acrescenta  saúde, vigor físico e disposição aos praticantes e que não possui contra-indicação para a realização.

Este modelo para se transformar em Programa foi apresentado à então SEGEP, como uma proposta integrada ao modelo de atuação  praticado pelo Ambulatório de Saúde Ocupacional, que também  promove atendimentos específicos em Acupuntura, com o objetivo de reduzir o índice de absenteísmo dos servidores.

Embora o Lian Gong para servidores esteja sendo realizado no Paço Municipal, é extensivo a todos servidores que possam e queiram participar desta atenção e auto cuidado.

 

Dúvidas sobre Lian Gong?
str@sorocaba.sp.gov.br
Tel. 3238.2107 / 2120